Dicas de Higiene
Boas Maneiras na Cozinha
Uma alimentação saudável não se restringe apenas no que comemos mas sim, como elas são preparadas. Os alimentos estão sujeitos a serem contaminados por vários elementos, como microrganismos, produtos químicos, insetos, entre outros, fazendo com que fiquem inadequados para o consumo Os alimentos in natura são mais propensos a conterem uma carga microbiana provenientes do solo, água, rações para animais entre outros. Essa carga microbiana pode ser reduzida ou até mesmo eliminada através de procedimentos corretos na preparação desses alimentos, entretanto, procedimentos errados na manipulação e no armazenamento podem fazer com que o alimento se torne perigoso, ocasionando doenças e intoxicações alimentares, geralmente caracterizadas por vômitos e diarréias, além de outros distúrbios.
Dessa forma, ficamos cientes das precauções que precisamos ter, tanto no preparo como na conservação de qualquer alimento. Outro fator importante que deve ser controlado é a higiene do manipulador e as condições de limpeza dos utensílios e equipamentos utilizados.
Por serem mais propensos a uma carga microbiana com facilidade, os alimentos crus devem ser manipulados anteriormente aos cozidos. Se utilizar tábuas para os alimentos crus e esta for a mesma para os cozidos, faça a higienização adequada (com água quente e saponáceo) entre estas duas operações.
“Alimentação saudável requer higiene e atenção no cozimento de alimentos” Os alimentos que representam maior perigo são as carnes cruas, por serem grande fonte protéica e por apresentar grande teor de umidade. Entretanto, as hortaliças também contêm diversos elementos nocivos, como os microrganismos provenientes do solo e alguns tipos de parasitas.
Como temos o hábito de ingerir verduras cruas, precisamos lavá-las muito bem em água corrente e depois colocá-las em solução de hipoclorito ou vinagre, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água durante aproximadamente 15-20 minutos. Não apenas os folhosos, mas todos os alimentos que podemos consumir in natura, como beterraba, cenoura, tomate, entre outros.
Cozimento e armazenamento dos alimentos
Observe as dicas relacionadas abaixo para que possamos eliminar grande parte dos microrganismos. Esteja atento a alguns fatores:
- Não cozinhe ou asse grandes peças de carne de uma vez, pois o calor pode não atingir o centro geométrico da carne e não destruir a flora de microrganismos perigosa;- Certifique-se que os alimentos preparados estejam bem cozidos internamente, especialmente aqueles com recheios de leite, ovos, frango e carnes em geral;- Os métodos de cozimento considerados mais seguros são: vapor sob pressão, pequenos pedaços de carne completamente assados e frituras;- Evite preparar alimentos a base de ovos crus (maionese, mousses, cremes etc). Prefira as receitas que levem os ovos ao fogo e utilize apenas maionese industrializada;- Não deixe os alimentos à temperatura ambiente por mais de 60 minutos. Coloque-os imediatamente em refrigerador, se não estiverem em uso;- Não acondicione alimentos em sua lata de origem;- Estoque alimentos crus e alimentos cozidos separadamente no refrigerador e congelador;- Os mesmos cuidados de cozimento devem ser tomados para os alimentos refrigerados ao serem reaquecidos. Evite reaquecer grandes peças de carne.
Equipamentos e utensílios
- Higienize tábuas e utensílios antes e após o preparo de cada tipo de alimento; lave com sabão e água, de preferência quente;- Use tábuas de corte separadas para cada tipo de alimento. Não use tábuas de madeira, dê preferência as de polietileno (plásticas); - Mantenha lixeiras sempre tampadas e remover o lixo diariamente.
Manipuladores
- Antes de qualquer atividade na cozinha, deve-se lavar muito bem as mãos, assim como na troca de atividades e na volta do sanitário;- Evite manipular alimentos com roupa de saída à rua; se possível, destine uma roupa somente para este fim;- Se estiver com feridas, cubra-as adequadamente com esparadrapo;- Não espirre, evite tossir, passar mãos no rosto ou nos cabelos, fumar, enquanto estiver preparando os alimentos.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial